quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Muay Thai – muito além da defesa e do gasto calórico


Assim como o futebol está para os brasileiros, a arte Muay Thai está para os tailandeses.

E toda atividade física provoca muitas reações do nosso corpo e, quando feita de maneira certa, o número de benefícios tende a ser maior ainda para saúde, mente e corpo. Para tanto, é fundamental sempre ter supervisão em todas as atividades feitas. Quando vamos para o campo das artes marciais, o cenário não é diferente. Além de toda uma ideologia e filosofia por trás das técnicas, a arte marcial faz bem para o corpo e para a mente – e é exatamente o que acontece com os praticantes de Muay Thai.

O Boxe Tailandês, Thai Boxing ou Muay Thai chegou ao Brasil no começo da década de 80 e as primeiras academias foram instaladas no Rio de Janeiro e em Curitiba. O esporte caiu na preferência dos brasileiros e hoje é praticado em todo o país, por homens e mulheres de todas as idades, como forma de defesa pessoal e aprimoramento físico.

O Muay Thai é uma luta com muito contato que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.

Principais características do Boxe Tailandês, ou melhor, do Muay Thai:

Ao contrário de artes marciais com o Jiu-Jitsu, o Muay Thai é um luta onde todos os golpes objetivam terminar a luta. Não existe nenhum golpe para paralisar o adversário, todos são com intuito de nocauteá-lo.

Algumas das principais características desta luta são as joelhadas e cotoveladas.

Benefícios Físicos

Coordenação Motora, melhora da psicomotricidade, desenvolvimento cardiovascular, aumento da massa muscular magra, etc.

Benefícios Psicológicos

Paliativo de tensões psíquicas, desenvolvimento do raciocínio, autocontrole, confiança, etc.

Benefícios Morais

Disciplina, respeito, humildade, convivência pacífica com a vitória e a derrota, etc.

Como todo esporte de luta de contato, o treinamento é muito rigoroso e exige bastante dos praticantes. Além das sessões de alongamento, são feitos muitos exercícios físicos para fortalecimento dos músculos, principalmente os dos braços, pernas, abdômem e pescoço. Os alunos também treinam técnicas de “chute-boxe”, ou seja, chutes diversos e golpes do boxe inglês, juntamente com joelhadas e cotoveladas.

O treinamento é feito individualmente, em pares e em conjunto e intercala períodos de baixa, média e alta intensidade. Os socos e chutes são trabalhados durante toda a aula, aperfeiçoando a coordenação, o ritmo, a resistência muscular, a flexibilidade e o condicionamento cardiorrespiratório.

Para as mulheres, o Muay Thai é especialmente bom, já que um trabalho correto do fortalecimento muscular abdominal melhora o peristaltismo (digestão), e as cólicas menstruais.

Para os que querem perder peso, o Muay Thai é uma excelente opção, pois o gasto calórico é muito grande, já que é uma arte que movimenta o corpo todo, além de elevar a sua confiança em relação ao seu próprio corpo e proporcionar uma grande troca com outras pessoas que praticam uma das maiores artes marciais atualmente.

Fonte:http://www.portalemforma.com.br/esportes/muay-thai-muito-alem-da-defesa-e-do-gasto-calorico/10398


Nenhum comentário:

Postar um comentário